loader image

Festival MI chega à 18ª edição de 22 a 29 de julho em Viçosa do Ceará

jul 7, 2023 | Notícias

Evento promove mais de 60 atividades formativas, além de apresentações musicais e palestras. Toda programação é gratuita!

O Festival Mi vem aí! Chegando à sua maioridade, a 18ª edição do Festival Mi – Festival Música na Ibiapaba, um dos principais encontros de formação musical para alunos da rede pública estadual, músicos e instrumentistas do Ceará, acontece de 22 a 29 de julho em Viçosa do Ceará, com uma programação que inclui mais de 60 atividades formativas, entre oficinas de instrumentos, práticas de grupo e oficinas optativas, além de shows e palestras. Somente as ações formativas devem reunir mais de 800 alunos, que vão ter a oportunidade de aprender e trocar ideias e experiências nas mais diversas áreas musicais. 

O Festival Mi é um Evento Estruturante da Secult Ceará. Idealizado como um grande encontro de formação musical, o Mi chega à maioridade sendo uma peça fundamental do processo de interiorização de políticas culturais e desenvolvimento da cultura musical do Ceará. “O Festival Mi é um momento no qual se agregam várias experiências culturais, tendo a formação como motivação principal. Estar com professores renomados, durante uma semana, vivendo intensamente a música, proporciona aos alunos e às alunas uma experiência única. O Festival atende uma demanda crescente de formação na área da música, que se renova a cada ano, apresentando possibilidades de qualificar esses participantes para desenvolver suas carreiras artísticas. Seja na formação voltada para a excelência como instrumentista ou no campo do mercado, como técnicos em diversas áreas da música”, explica Valéria Cordeiro, assessora de Projetos Especiais da Secult Ceará

Realizado por meio do Centro Cultural Porto Dragão e Hub Cultural do Ceará, equipamento focado no desenvolvimento de ações e políticas promotoras das artes e no fortalecimento da economia da cultura no Ceará, o Mi retorna em uma versão totalmente presencial.  

“Nesta edição, não foram poupados esforços para viabilizar a ampliação do quadro de professores para mais de 30, viabilizando assim a oferta de oficinas para arte-educadores, instrumentistas, cantores, maestros, produtores musicais, crianças, entre outros. É destaque desta edição ainda, a oferta de formações na área de acessibilidade cultural. Estamos muito felizes por poder colaborar com ações de planejamento pedagógico que irão contribuir com o aprimoramento de tantos músicos de nosso estado”, explica Leandro Libardi Serafim, coordenador pedagógico do 18ª Festival Mi. Assim como na edição anterior, o festival também terá atividades descentralizadas, estando no Cariri nos dias 18 e 19 de julho e no Sertão Central nos dias 20 e 21 de julho. 

Acessibilidade

A Secult reconhece na cultura e nas artes a possibilidade de transformar vidas e realidades, sendo direitos básicos e vitais. E, como direito, devem atender a todas as pessoas, sendo parte intrínseca das políticas da Secretaria. Dessa forma, o Festival Mi também traz a acessibilidade para suas pautas. “A acessibilidade cultural no festival segue os princípios da acessibilidade transversal, da acessibilidade estética e do ‘nada sobre nós sem nós’. Isso significa que todas as pessoas do festival se envolvem na acessibilidade. Haverá formação para todas e todos os professores sobre acessibilidade atitudinal, e na programação artística buscamos uma acessibilidade estética: recursos como libras são compreendidas como recursos artísticos. Pessoas com deficiência compõem a equipe do festival entre professores, artistas e coordenação. O Festival MI é para todas as pessoas!”, diz Thamyle Vieira, analista de gestão cultural da Secult Ceará e representante da coordenação de Acessibilidade do Mi. 

Proposta pedagógica

Por meio dos diálogos e trocas de saberes, o festival busca promover a geração de novas referências, a construção de plateias e a valorização de músicos, compositores, intérpretes, técnicos, pesquisadores e demais agentes da cadeia produtiva da música cearense e brasileira. “Após um extenso período de isolamento social, estamos felizes com a 18ª edição do Festival Mi em versão totalmente presencial, com um grande número de vagas para todas as pessoas que estudam música, têm experiência musical ou já são profissionais no ensino da área, mas que queiram ampliar seus conhecimentos, suas vivências musicais e culturais. O Festival Mi agrega, reúne e inspira pessoas em torno de uma paixão compartilhada: a música; sensibiliza o público, trazendo a conscientização e o engajamento do mesmo sobre causas socioambientais relevantes e promove ações de formação, reflexões e desenvolvimento para a cidade de Viçosa e seu entorno. Considerado o maior festival de formação em música popular do Nordeste, o Festival Mi tem um papel importante em proporcionar o encontro da diversidade de sons e músicas, e também de nos lembrar da nossa miscigenação e da nossa riqueza cultural, para que a mesma seja preservada.”, explica Patricia Marin, coordenadora pedagógica do Festival. 

O Mi – 18º Festival Música na Ibiapaba é realizado pelo Governo do Estado do Ceará e Secretaria da Cultura, por meio do Centro Cultural Porto Dragão e Hub Cultural do Ceará, geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar. Tem parceria com a Secretaria da Educação, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, o Sebrae Ceará e o Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE).

SERVIÇO18º Festival Mi – Festival Música na Ibiapaba – de 22 a 29 de julho de 2023 em Viçosa do Ceará. Informações: www.festivalmi.com.br . Instagram: @festivalibiapaba. Com exceção das oficinas, que são para alunos inscritos selecionados, todo o restante da programação é aberta ao público e livre para todas as idades.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support