loader image
Marimbanda Luiz Alves 132 scaled e1656250410877

Marimbanda (CE) com show “Ao Mestre com Carinho: Tributo a Luizinho Duarte”

Marimbanda, em uníssono sentimento de gratidão e respeito ao mestre compositor, baterista e fundador Luizinho Duarte, apresenta um repertório que visita sua discografia e o reverencia com novas leituras para clássicos do mestre. Marimbanda é formada por Heriberto Porto nas flautas, Thiago Almeida no piano e escaleta, Pedro Façanha no baixo acústico e elétrico e o mais novo integrante do grupo, Michael da Silva na bateria e percussão. O show terá a participação do professor Júnior Primata, um dos fundadores do quarteto.

Luizinho Duarte foi, sem dúvida, um dos mais respeitados e renomados compositores e músicos de Fortaleza. Com mais de 500 obras catalogadas e pelo menos a mesma quantidade ainda guardada em pastas, a criatividade de Luizinho foi compor em outra dimensão. Depois de 50 anos de carreira, sua morte, em abril deste ano, foi muito sentida. Muitos artistas tocaram e gravaram composições do Luizinho Duarte, como Adriano Giffoni, Roberto Marques, Tarcísio Sardinha, Paulinho Pedra Azul, Spok Frevo Orquestra, Cainã Cavalcante e Rebeca Câmara, além do Grupo Syntagma. Mas o grande representante e divulgador deste celeiro de músicas das suas obras é o quarteto Marimbanda que volta a Viçosa pela primeira vez desde a primeira edição do Festival em 2004.

“Caminhar, é em Dó maior, é simples, parece simples, mas é um tanto difícil caminhar o caminho da Marimbanda sem a energia vivíssima do seu Luiz. Nosso Caminhar é reluzir o trabalho do Luizinho. Esse Caminhar tem uma tônica que é tocar a obra do Luizinho que é vasta e em sua maioria foi produzida para Marimbanda”, comenta emocionado o pianista Thiago Almeida, que completa: “Luizinho é meu preto velho e Marimbanda é um santuário, um templo, uma floresta que tenho maior reverência e apreço, é pra mim uma imensa alegria continuar o Caminhar pela luz e força viva do Heriberto Porto que não é menos importante mas foi quem me ensinou muito de Marimbanda e Caminhar”.

A Marimbanda combina virtuosismo e simplicidade, tradição e inventividade, técnica e inspiração. Fazendo música autoral desde 1999, o quarteto é hoje uma referência na música instrumental no Ceará. Conquistou repercussão nacional  e realizou elogiadas turnês nacionais e pelo exterior (França e Bégica). Atuou em importantes festivais como o Festival Choro e Jazz, Festival Música na Ibiapaba e Festival Jazz e Blues em Guaramiranga. Realizou em 2017 uma turnê nordestina com oficinas e shows, patrocinada pelo Banco do Nordeste no Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Montou o Show Universo Brasil com o instrumentista Carlos Malta, que estreou em dezembro de 2018 no Espaço Cultural do BNDES no Rio de Janeiro. O Projeto Epifania Kariri, unindo a Marimbanda, Carlos Malta e a banda de pífaros Irmãos Aniceto foi selecionado pelo edital Itaú Rumos 2017/2018. O DVD do espetáculo foi lançado em agosto de 2019 no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Em outubro de 2019 lançou o projeto A Dança do Marimbondo junto com os Irmãos Aniceto na Caixa Cultural de Fortaleza. Em setembro 2021, no final da pandemia do Covid, a Marimbanda abriu a programação musical do Cineteatro São Luiz de Fortaleza com o lindo show Cuidar de Nós.

O grupo gravou seu primeiro CD em 2000, intitulado Marimbanda. Em 2006, lançou o segundo CD, Tente Descobrir. O terceiro álbum Caminhar foi lançado em janeiro de 2020.

Serviço
Show Ao Mestre com Carinho: Tributo a Luizinho Duarte
Festival Música na Ibiapaba
Dia 29 de junho de 2022
Viçosa do Ceará

Data

jun 29 2022
Expired!

Tempo

20:30 - 21:30

Local Time

  • Timezone: Asia/Singapore
  • Date: jun 30 2022
  • Time: 07:30 - 08:30

Localização

Praça Clóvis Beviláqua - Viçosa/CE

Deixe uma resposta

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support