Oficina sobre Políticas Públicas de Patrimonialização
30/06, quinta-feira, 14h às 17h
Diálogos Mi – Palestras e Mesas Presenciais
Com Emmanuel Lopes (COPAM)
Teatro Pedro II
Ementa: Apresentar temas gerais da política de Patrimonialização, em especial da SECULT CEARÁ, conceitos, diretrizes, bens tombados e registrados, Macroprocessos de Identificação, reconhecimento, difusão e fomento, discutir as alterações previstas no código do Patrimônio Estadual. Fazer uma escuta sobre questões do patrimônio cultural na municipalidade, divisão de tarefas, desafios e propostas para o Município.
Emmanuel Lopes
Atualmente é servidor da Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará, no cargo de Analista de Gestão Cultural na célula de patrimônio cultural imaterial. Antropólogo, cursando doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Bahia (PPGA-UFBA). Atua nas áreas do Patrimônio Cultural, Antropologia do Estado e com povos e comunidades tradicionais. Tem experiência com acervos etnográficos e inventários de referências culturais. Realizou etnografia em comunidades rurais sobre segurança hídrica e gestão comunitária junto à UFMG e CAGECE (2015).
Foi pesquisador no Projeto Afro-memória digital: O acervo do Museu Arthur Ramos (2015-16). Foi Coordenador do Inventário de Povos e Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas do Ceará- Inventário dos Terreiros do Ceará (2021-2022), Projeto realizado pela SDA. Consultor junto ao IPHAN-AL para a criação do Museu do Rio São Francisco (2019).