loader image
Mestre Expedito Caboco

Mesa Redonda “Tramas entre o popular e o erudito: Reflexões sobre a música cearense” (ONLINE)

29/06, quarta-feira, 16h às 17h30

Webinários Mi – Online

Com Mestre da Cultura Expedito Caboco, Mestra da Cultura Ana da Rabeca e Dra. Ana Luiza Rios

Mediação: Prof. Me. Weber Porfírio

No Youtube do Festival Mi

Ementa: Se propõe a discutir aspectos gerais da música e musicalidade cearense a partir de um pretenso antagonismo entre o Popular x Erudito. O Museu do Ceará convida para esta mesa, em formato virtual, a pesquisadora da História da Música, Profª Drª Ana Luíza Rios, e mestres da Cultura Popular da música para juntos refletirmos sobre as diversas relações que compõem a musicalidade cearense. 

Mestre da Cultura Expedito Caboco  (Juazeiro, Cariri)

Atuante em Juazeiro, nascido em Caririaçu da família Marques de Sousa, família importante na construção do Memorial Cultural do Cariri. A banda iniciou em 1901, com as bênçãos do padre Cícero. Em 1939 passa a João Marques e em 1957 Mestre Expedido passa a tocar na banda onde desenvolveu seus talentos e a construir e tocar os instrumentos, caboco eletrônico e seu novo trabalho.

Mestra da Cultura Ana da Rabeca (CE)

Sou a única mulher rabequeira cearense encontrada em uma pesquisa de mais de 15 anos pelos historiadores Gilmar de Carvalho e Francisco Sousa. Herdei a rabeca do meu pai, um pequeno proprietário rural que viveu 101 anos. Em 2017 fui reconhecida como Mestra da Cultura Municipal, em 2018 como Mestra da Cultura Regional e em 2019 ganhei o Prêmio Culturas Populares da Secretaria Especial da Cultura. 

Dra. Ana Luiza Rios (CE)

Pesquisadora da História da música popular cearense. Doutora em História – UFPE (2019), com bolsa do CNPq. Professora da Especialização em História do Brasil (UVA/IDJ) e da Licenciatura em História (UAB/UECE). Participa do Grupo de Pesquisa DÍCTIS – Laboratório de Estudos e Pesquisa em História e Culturas. Tem experiência na área de História, com ênfase em História e Música, Teoria da História e Historiografia Brasileira.

 

Data

jun 29 2022
Expired!

Tempo

16:00 - 17:30

Local Time

  • Timezone: Asia/Singapore
  • Date: jun 30 2022
  • Time: 03:00 - 04:30

Localização

Youtube - Festival MI
Website
https://www.youtube.com/channel/UC6G7_56j6B7BBe5HcFCbKKg

Deixe uma resposta

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support