
MESA “Ensino da música em tempos de pandemia”, com a Profa. Marisa Trench de Oliveira Fonterrada e mediação de Patrícia Marim
Profa. Marisa Trench de Oliveira Fonterrada
Livre Docente em Técnicas de Musicalização (UNESP), Doutora em Antropologia e Mestre em Psicologia da Educação (PUCSP), Bacharel em Música (Instituto Musical São Paulo). Docente do Instituto de Artes da UNESP e sua Diretora (2000/2004). Diretora da Escola Municipal de Música de São Paulo (1977/1985). Criadora da EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística (1980/81) e da ETEC de Artes, do Centro Paula Souza, em São Paulo (2008/2009). Autora de livros e artigos sobre música, educação musical e ecologia acústica; tradutora de Murray Schafer desde 1991. Últimas traduções: OuvirCantar (2018) e Vozes da tirania, templos do silêncio (2019, Ed. Unesp). Membro do FLADEM – Fórum Latino-americano de Educação Musical, do Fladem Brasil; WFAE – The World Forum for Acoustic Ecology; ABEM – Associação Brasileira de Educação Musical e de The Wolf Project, no Canadá. Participação no Projeto “Caminhos sonoros”, em Mairiporã, SP, (2007 a 2014), Coordenadora do Coral da Unesp (2000-2004) e do Projeto Educação Musical pela Voz (UNESP – 1989/2013). Coordenadora do G-PEM – Grupo de Pesquisa em Educação Musical IA/ Unesp, certificado pelo CNPq, desde 1997.
Patrícia Marim
Bacharelada em Piano, Licenciada em Música pela Universidade de Ribeirão Preto (SP) e Especialista em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ). Atuou como professora de Música em escolas regulares, na Educação Infantil e Ensino Fundamental em Ribeirão Preto (SP) e regente de Coro Infanto-Juvenil em escola da rede privada em Fortaleza (CE). Foi Educadora Musical no Projeto Guri (SP), ministrando aulas de Iniciação Musical, Flauta Doce e Prática de Canto Coral Infanto-Juvenil. Foi professora de Artes do Ensino Fundamental II junto à Secretaria da Educação do Município do Maracanaú (CE). Foi professora de Graduação em