
Audiodescrição no contexto dos Museus e Produções Audiovisuais
Dedica-se a dois contextos de audiodescrição: Exposições em Museus e Produções Audiovisuais. Na oficina o músico Hélio Ziskind, trará exemplos nesses dois contextos para discutir: o tipo de texto a ser utilizado, os recursos sonoros para o tratamento da voz narradora, a velocidade da narração, e principalmente a questão da abordagem subjetiva na audiodescrição. Subjetiva no sentido de que nos contextos culturais (seja uma exposição ou num vídeo tratando de objetos culturais), a abordagem da audiodescrição não busca a neutralidade, a simples descrição, mas sim fornecer elementos para, junto com o ouvinte, perguntar sobre o sentido do que está sendo mostrado. A audiodescrição não busca dar respostas. A audiodescrição é uma voz que faz companhia às pessoas cegas ou com baixa visão em seu movimento de contato e interrogação do objeto cultural.
Vamos analisar alguns exemplos de audioguias criados para a Exposição Brasil 500 Anos, 24ª Bienal de São Paulo, Galeria Tátil da Pinacoteca de São Paulo, Museu do Futebol (São Paulo) e Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Além disso, na medida do interesse e tipo de público inscrito, vamos propor exercícios práticos. Vamos ainda contar com a presença de algumas pessoas com deficiência visual que já exerceram funções de avaliação de audioguias.
Público-Alvo:
Músicos e Musicistas e público geral interessados em conhecer a experiência de audiodescrição.
Sem pré- requisitos
Sobre Hélio Ziskind:
Nasceu em São Paulo. É músico, atua como compositor, arranjador e intérprete. Formado em composição pela Universidade de São Paulo, trabalha com música para crianças, projetos educacionais, trilhas sonoras para dança, teatro, rádio e TV. Lançou diversos CDs com música para crianças, dentre eles: “Meu Pé Meu Querido Pé” (1998) e “O Gigante da Floresta” (2000), Cantigas de Roda (2004) e Trem Maluco (2006), “O Elefante e a Joaninha” (2010), “Coleção Cococoral”, com as canções criadas para o programa Cocoricó da TV Cultura. Hoje, com seu parceiro Ivan Rocha, produz o canal “Zis”, no YouTube. Na área educacional, fez diversos trabalhos para museus (incluindo Museu do Futebol, Pinacoteca de São Paulo, Museu do Amanhã), para livros (O Som e o Sentido, de José Miguel Wisnik), escolas infantis (Projeto Primavera, SM Edições) e Universidade (Convidado pelo Programa de Pós Graduação em Semiótica e Comunicação da PUC de São Paulo para concepção e implantação do Laboratório de Linguagens Sonoras, com financiamento da FAPESP). Seu trabalho pode ser visualizado no site www.helioziskind.com.br