loader image

Confira a programação e as atrações dos últimos dias do 18º Festival Mi – Festival Música na Ibiapaba

jul 26, 2023 | Notícias

Ceumar, Zéis, Marcelo Di Holanda & Mateus Farias, Curumin e Saulo Duarte são alguns dos artistas que vão se apresentar no evento, que teve início no dia 22 de julho e segue até sábado (29). O encerramento fica por conta do show “As Originais”, com Iara Pamella e Valéria Cavalcanti

A programação da 18ª edição do Festival Mi – Festival Música na Ibiapaba, evento que teve início no dia 22 de julho, realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, segue até sábado! Apostando cada vez mais na diversidade e pluralidade, o evento promove apresentações de artistas locais e de outros estados, dando oportunidade ao público a ter acesso a diversos artistas em suas mais diferentes vertentes e estilos. 

Palco Matriz de todos os ritmos

Na Praça Clóvis Beviláqua está o Palco Matriz, com shows de quinta a sábado (27 a 29), a partir das 19h. Na quinta-feira, apresentam-se a banda Dona Zefinha, com o show “Autômato – programado para divertir”, a dupla Marcelo Di Holanda & Mateus Farias, com “Forró das Antigas”, a banda Procurando Kalu (Sobral/CE) e o encontro de Curumin com Saulo Duarte (SP), intitulado FU-MANTWO. 

Na sexta-feira, a programação no Palco Matriz começa com apresentação de resultado das oficinas, com alunos em Grupos de Choro e de Pop Rock. Na sequência, shows de Zéis (CE), Rafael Martini (MG), professor da Oficina de Piano Popular no Mi, Afrokaooos (Fortaleza/CE) e Pedra Rara Raiz (Tianguá/CE). 

E na noite de encerramento da 18ª edição do Festival Mi, apresentam-se alunos das oficinas em grupos de Música Regional e MPB, seguindo com apresentação de Luiz Otávio (RJ), professor da Oficina de Produção Musical a partir do Piano, show da cantora Ceumar (MG) em voz e violão e, para fechar, as cantoras cearenses Iara Pamella e Valéria Cavalcanti, conhecidas como rainhas do forró das antigas, em uma parceria musical. 

Música e empreendedorismo

Outro destaque da programação da 18ª edição do Festival Mi – Festival Música na Ibiapaba é a Feira Mi Empreendedora, que acontece de quinta a sábado, em parceria com o Sebrae. Com mais de 40 expositores, o espaço conta com exposição de produtos típicos, como mel, café, cachaça, flores e orgânicos. Quem está presente no espaço é o Mercado AlimentaCE, Equipamento da Secult Ceará gerido em parceria com o Instituto Mirante.

No local está o Palco Feira com diversas atrações de quarta a sábado, a partir das 19h. Na quarta-feira, tem o grupo Dona Zefinha (Itapipoca/CE), com o show “Ch@furdo”, o baterista Pantico Rocha (Fortaleza/CE), apresentando “A sorte está lançada”, e a banda Berlim Tropical (Fortaleza/CE). Na quinta-feira, shows de Alice David (Itapipoca/CE), banda Atlos (Viçosa do Ceará/CE) e Francine Maria (Ibiapina/CE). Na sexta-feira, as atrações são Dramistas e grupo Xoteando (Tianguá/CE), banda Noites & Neblinas (Tianguá/CE) e Edley INC. (Ubajara/CE). E no sábado, Rapper MH (Tianguá/CE), com o show “Flow de Quebrada”, o grupo Os Bardos (Viçosa do Ceará/CE) e o jovem sanfoneiro Zé do Egito (Massapê/CE). 

Feira Regional de Economia Popular Solidária

A 18ª edição do Festival Mi também traz espaço para encontros e trocas de ideias e experiências sobre os mais diferentes temas. A Cáritas Diocesana, instituição ligada à Igreja Católica que atua em iniciativas de Projetos Alternativos Comunitários (PACs), realizará, de quinta a sábado (27 a 29), das 8h às 12h, no Sindicato dos Trabalhadores, atividades sobre Cultura Alimentar, numa parceria da Cáritas Diocesana de Tianguá com a Prefeitura Municipal de Viçosa. Na quinta-feira (27), acontece a oficina “Economia Popular Solidária e Sustentabilidade Econômica”, conduzida por José Santiago, assessor da Cáritas Brasileira – Regional Ceará. Na sequência, haverá apresentação de experiências de agricultoras familiares de Viçosa do Ceará e reunião do Fórum dos Assentados da Região da Ibiapaba. Na sexta (28), será a Roda de Conversa “Intercâmbio de Sementes Crioulas”, com Chico Antônio, Voluntário da Cáritas Diocesana de Tianguá. E no sábado (29), a oficina “Produção, Comercialização e Consumo Consciente”, ministrada pelo Prof. Flávio Crespo, do Instituto Federal do Piauí – IFPI). Na Feira Mi Empreendedora, a Cáritas estará presente com um estande para a comercialização de produtos.

Na sexta-feira, também das 8h às 12h no Sindicato dos Trabalhadores, o Consórcio de Resíduos Sólidos da Ibiapaba e Prefeitura Municipal de Viçosa realizam a oficina “Importância da Coleta Seletiva e como organizar nas comunidades”, conduzida por Helton Lopes, superintendente do Consórcio de Resíduos Sólidos da Ibiapaba. 

Tour Afetivo em Viçosa do Ceará

E aproveitando o cenário cheio de belezas materiais e imateriais de Viçosa do Ceará, a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente do município realiza, em parceria com o Festival Mi, o roteiro turístico-cultural “Memórias e Percursos Sentimentais”, no Centro Histórico de Viçosa. Será no sábado, das 9h às 12h. O ponto de encontro para a saída do roteiro turístico será a Igreja Matriz. 

O 18⁰ Festival Mi – Música na Ibiapaba é realizado pelo Governo do Ceará e Secretaria da Cultura, por meio do Hub Cultural Porto Dragão, equipamento da Secult Ceará gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar. Tem parceria com a Secretaria da Educação, da Prefeitura de Viçosa do Ceará, do Sebrae Ceará e do Serviço Social do Comércio do Ceará.

SERVIÇO

18º Festival Mi – Festival Música na Ibiapaba – De 22 a 29 de julho de 2023 em Viçosa do Ceará. Site: https://festivalmi.com.br/. Instagram: @festivalibiapaba. Oficinas para inscritos. Programação artística gratuita.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support