Essas Meninas

Data: Sábado, 20 de julho de 2024 | Horário: 19h30
Local: Palco Cristiano Pinho/Viçosa do Ceará
Mundo Livre

Samba das Meninas

Formado em 2018, o grupo Essas Mulheres enaltece o samba de raiz com um toque inovador e feminino. As integrantes são Mona Mendes (violonista/cantora/produtora), Patrícia Trajano (cantora e diretora), Gaby Bastos e Lyandra Rayanne (percussão geral), Flávia Soledade (percussão geral) e Samya Kássia (cavaquinho). Elas trazem um repertório que destaca o feminismo e a luta pelo espaço da mulher nos palcos.
O grupo reverencia artistas como Marisa Monte, Cartola, Clara Nunes, Fundo de Quintal e Elza Soares. Entre seus projetos de destaque estão "Beth, Ivone e Clara", "Maria, vai com as outras!" e "Meu Santo Samba". Essas Mulheres se apresentam em diversos bares de Fortaleza e em projetos culturais e sociais, também em outros estados como Rio de Janeiro.
O grupo surgiu durante a pandemia e rapidamente ganhou força, mostrando a força feminina nos palcos e defendendo causas como igualdade de gênero e combate à violência contra a mulher.

Sobre

Patrícia Trajano:  Nascida no berço do samba, filha de Paulinho Trajano, iniciou sua carreira como cantora nas principais rodas de samba de Fortaleza. Em 2023, participou da Feijoada da Portela, cantando com a Velha Guarda da Portela. Atualmente, com o Grupo Essas Mulheres, desenvolve trabalhos em políticas afirmativas e igualdade de gênero.
Mona Mendes: Musicista multi-instrumentista e cantora, autodidata no violão desde a infância. Participa de projetos e festivais locais, ensinando violão, cavaquinho e técnica vocal em diversas escolas de música em Fortaleza.
Samya Kassia: Cantora e cavaquinista de 27 anos, determinada a quebrar barreiras sociais e raciais, provando que as mulheres merecem ocupar qualquer espaço na música.
Flávia Soledade: Influente no cenário cultural e artístico do Ceará, colaborando com diferentes grupos musicais e criando trilhas sonoras para filmes culturais. Co-fundou grupos musicais que visam dar visibilidade às mulheres e à diversidade de gênero.
Gaby Bastos: Iniciou sua trajetória no samba em 2010 com a banda "Tok Sensual". Após o fim da banda, formou a "Sou da Batucada", composta apenas por mulheres, chamando a atenção do público.
Lyandra Rayanne: Influenciada pelo avô e irmãos, aprendeu a tocar percussão desde jovem. Além de se apresentar em shows, participa de projetos que promovem o samba e destacam a importância das mulheres no gênero musical.