MÚSICA & PROSA “Os sopros do festival” – Aula Show com Ranilson Farias, Arimatéia Veríssimo (Teinha), Heleno Feitosa (Costinha) e mediação de Gilvando Silva (Azeitona)

Ranilson Faria

Natural de Monteiro – PB, iniciou seus estudos musicais na banda de música local sob a orientação do maestro Sebastião de Oliveira Brito. Mais tarde, mudou-se para João Pessoa onde cursou e concluiu em 1989 o Bacharelado em Música pela UFPB na classe do professor Dr. Naílson Simões. Prosseguindo com seus estudos acadêmicos, obteve em 2002 o título de Mestre em Artes pela UNICAMP e em 2013, o de Doutor em Práticas Interpretativas pela UNIRIO. Integrou os quadros das Orquestras Sinfônica Jovem da Paraíba, Orquestra Sinfônica da Paraiba e Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, atuando como primeiro trompetista. Como instrumentista participou das gravações de diversos cd’s, dentre eles citamos: Jerimum Jazz 10 Anos, Sexteto Potiguar, Orquestra Sinfônica da Paraíba & Sivuca, Terra Esperança (SIVUCA), Metalurgiarte (Orquestra Metalúrgica Filipéia), Revisitação dos Santos Reis, (OSRN) e do DVD “Sivuca O Poeta do Som”. Com frequência é convidado para participar como professor e instrumentista em diversos festivais tais como a Segunda Semana de Música do Mundo – Frosinone – Itália, Festival de Música na Ibiapaba, Viçosa-Ceará, II Encontro Pernambucano de Metais – Recife-PE, I e II Encontro de Trompetes Ubirani – João Pessoa – PB, e em diversos Encontros de Bandas de Música na Paraíba e no Rio Grande do Norte. Atualmente é professor titular de trompete dos cursos Técnico, Bacharelado e Pós-Graduação da Escola de Música da UFRN, na qual coordena e participa de vários projetos de extensão, dentre eles o Trompetearte –  Grupo de Trompetes da EMUFRN, Sexteto Potiguar, Big Band Jovem da EMUFRN e Big Band Jerimum Jazz. 

Arimatéia Veríssimo (Teinha)

Bacharel em Música (clarinete) pela UFPB; Mestre em Música (clarinete) pela UFBA. Atuou como solista nas Orquestras: Orquestra Filarmônica do Espírito Santo; Orquestra Sinfônica da Paraíba; Orquestra de Câmara de Curitiba Orquestra Filarmônica Norte-Nordeste e Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba. Ministrou cursos de clarinete e saxofone em cidades como João Pessoa, Campina Grande, Natal/RN, Laranjeiras/SE, Viçosa/CE, Goiana/PE, Belo Jardim/PE (Virtuosi – 2016, 2017, 2018)). Foi Clarinetista e saxofonista da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante 25 anos. Desde 1994, é professor de clarinete e saxofone da UFPB; também Maestro da Banda Sinfônica da Escola de Música Antenor Navarro, no Espaço Cultural em JoãoPessoa/PB.

 Costinha

Heleno Feitosa Costa Filho “Costinha” é Mestre em Música e Bacharel em Fagote e Saxofone pela Universidade Federal da Paraíba (2012, 1990 e 2001, respectivamente). Começou seus Estudos Musicais aos 10 anos de idade em sua cidade natal, Itaporanga-pb, com o professor Major Adauto Camilo, integrando posteriormente a “Filarmônica Cônego Manoel Firmino” do Colégio Diocesano D. João da Mata, sob a direção do mesmo. Durante os estudos de Graduação (Bacharelado em Música-Fagote e Saxofone) foi orientado pelos Professores Egon Figueroa Hidalgo e José de Arimatéia Formiga Veríssimo, na Pós Graduação foi orientado pelo professor Doutor Luis Ricardo Silva Queiroz.

Tem sido convidado para atuar como artista e professor de fagote/saxofone em alguns dos mais importantes Festivais de Música do Brasil e para participar como solista e instrumentista de conjuntos de musica de câmara e orquestras em concertos, shows e gravações de discos ao lado de artistas renomados nacional e internacionalmente, tanto na área da Música Erudita como nas áreas da Música Popular e Comercial. Participou como professor de saxofone nos Painés Funarte de Banda de Música de 2007 à 2015, em 2010, participou como fagotista do quinteto Latino Americano de sopros, no projeto Sonora Brasil, promovido pelo SESC, onde realizaram mais de oitenta concertos em quase todos os estados da federação.

Foi membro fundador do grupo de saxofones  JPSax onde atuou até o ano de 2012, com o qual gravou três CDS. Também foi membro fundador do grupo Caninga Trio, com o qual gravou um CD. Lançou seu primeiro CD solo “Costinha” em 2005, no repertório obras de compositores paraibanos e de sua autoria. Foi professor efetivo de Fagote/Saxofone da Universidade Federal do Rio grande do Norte de 2004 a 2008.

Em outubro de 2013 lançou o seu segundo disco solo intitulado “Duas Palhetas”. Em agosto de 2020, lançou o seu terceiro CD solo “VIBRASONS”. Todos os CDS estão disponíveis nas plataformas digitais de música. Atualmente é Professor efetivo de Fagote/Saxofone da Universidade Federal da Paraíba. 

Azeitona

Mestre em Práticas Interpretativas (trombone) pela Universidade Federal da Paraíba, tendo como orientadores o Prof. Dr. Radegundis Feitosa e a Profª.Drª Luceni Caetano, graduado pela Universidade Federal da Paraíba no curso de Bacharelado em Música Habilitação Trombone orientado pelos Professores Radegundis Feitosa e Sandoval de Oliveira. Tem ministrado máster classe e workshop em vários Estados do Brasil e atuado em vários Festivais na Europa, Estados Unidos e na América do Sul, junto aos grupos: “Brazilian Trombone Ensemble e Quarteto de Trombones da Paraíba”. Ministrou máster classe no II e III Festival Internacional da Unirio (2015-2016). 

Participou do 1º ao 22º Festival Brasileiro de Trombonistas da ABT (1995/2016), como aluno e também como professor. Professor ministrante no Festival Música na Ibiapaba (2005 a 2007/ 2010 a 2014/ 2017/ 2018 e 2019). Professor convidado do Projeto Cordas Ágio em Belmont- Crato em 2015/2016. Membro fundador da Associação Brasileira de Trombonistas (ABT) e consultor da linha de Trombone W&N. Gravou um CD intitulado “AZEITONIZANDO” em 2010. Professor no Bandas de PE, projeto do Conservatório Pernambucano de Música desde 2009.  Atualmente desenvolve suas atividades artístico-cultural no Quarteto de Trombones da Paraíba, no Sexteto Potiguar da EMUFRN, Coordenador do Grupo PotiBones da EMUFRN e como Professor de Trombone nos cursos Técnico e Bacharelado da Escola de Música da UFRN. 

Data

jul 26 2021
Expired!

Tempo

20:00 - 21:30

Local Time

  • Timezone: America/New_York
  • Date: jul 26 2021
  • Time: 19:00 - 20:30
Categoria

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support