MESA “Formação em música no Ceará: democratizando o acesso”, com Diego Melo, Luciana Gifoni, Harley Oliveira e Mediação de Ernesto Gadelha

Diego Melo

Filho de Maria do Socorro Melo e Francisco Maciel Melo, é natural de Groaíras, onde iniciou seus estudos em música na extinta Banda Municipal no ano de 1996. Algum tempo depois, a convite do Maestro Wanderley Alves, veio para Sobral onde passou a integrar o grupo da Banda Maestro José Pedro de Alcântara – Banda Municipal de Sobral.

Por lá galgou as etapas: aluno, aluno-monitor de naipes de instrumentos de sopro, professor de música, regente auxiliar, coordenador da Banda e, após a perda prematura do Maestro titular Wanderley Alves, recebeu o título de Maestro da Banda e a responsabilidade de cuidar do legado deixado por seu professor. Em 2017, atendendo a convite pessoal do Sr. Ivo Ferreira Gomes, prefeito de Sobral, assume a Direção Geral na Escola de Música de Sobral – Maestro José Wilson Brasil.

É Presidente da Associação Musical Maestro João Louro (AMMJL) desde o ano de 2013. Foi professor de Violão na Escola Monsenhor Linhares (Groaíras); Foi professor nas modalidades: “canto-coral Infantil”, “Grupo de flautas Doce” e “Grupo de Violões” em escolas da rede municipal de educação da cidade de Sobral, dentre elas estão: EEFM Dr. João Ribeiro Ramos, EIEF Raimundo Pimentel Gomes CAIC, Escola Senador José Ermírio de Moraes, Escola Joaquim Barreto Lima (Jaibáras).

Graduando em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UEVA.

Graduando em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Pitágoras UNOPAR – 8º Semestre. Possui “Capacitação para Mestres de Banda” e “Prática de Ensino coletivo para instrumentos de Banda de Música” na UFC-Campus Sobral. Ainda no campo da educação-musical, em parceria com o curso de Música da UFC-Sobral, auxiliando o professor Marcus Toledo e a professora Adeline, atuou como professor e auxiliar de coordenação do projeto “UNITY THROUGH MUSIC – UNIDOS PELA MÚSICA”, esse projeto promoveu um intercâmbio entre alunos da Escola de Música de Sobral com alunos de escolas no Canadá (CAN).

Foi 1º Trompetista na 1ª Edição Sul-americana do Festival Internacional de Orquestras Jovens “Eurorchestries”, na oportunidade, estudou regência com o Maestro Ángel Luiz Pérez Garrido, diretor do principal conservatório de música da cidade de Granada (Espanha), um dos maiores especialistas em regência da atualidade. Participou de várias edições do Festival “Música na Ibiapaba”, que é promovido pela SECULT-CE, onde cursou: História do Jazz com Heriberto Porto (Fortaleza), prática de conjunto na MPB com Tarcísio Sardinha (Fortaleza), prática de conjunto com ênfase em Big-Band e Curso de Trompete (médio e avançado) com o Dr. Ranilson Farias (PB), curso de arranjo instrumental com Rafael dos Santos (RJ), curso de Regência de Bandas de Música com maestro Gilvan Azeitona (PB). Foi 1º Trompetista das Big-Band’s do Festival em que participou e professor na cidade de Guaraciaba do Norte (2014).

Participou do Painel FUNARTE de Bandas de Música em Castanhal, estado do Pará (PA) no ano de 2014, por lá estudou: Trompete Avançado com professor Paulo Baptista (EMESP) e Regência de Bandas de Música com o maestro Nenéu Liberalquino Banda Sinfônica do Recife. Foi Coordenador de Produção do Painel FUNARTE de Bandas de Música em Sobral no ano de 2016. Foi Maestro na Banda de Música da cidade de Forquilha (2011 a 2013). É Membro oficial da rede-Nacional de Bandas de Música da FUNARTE (2018); É Maestro articulador na rede-Estadual de Bandas de Música da SECULT-CE (2017). É membro da Plataforma “Sinfonia do Amanhã”, uma rede de escolas de cultura que tem por objetivo principal discutir as principais questões no âmbito da educação musical e da sustentabilidade de projetos culturais.

Luciana Gifoni

Luciana Gifoni é flautista e professora do curso de Música da Universidade Estadual do Ceará. Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade de São Paulo (USP) na área de Musicologia. É Mestre em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), com pesquisa na área de Etnomusicologia (2007), e graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (2001). Desde 2009, coordena o projeto Doce de Flautas da UECE, vinculado à Pró-reitoria de Extensão (PROEX). Foi coordenadora de área do subprojeto de Música do PIBID/UECE (2014-2018). Possui experiência em coordenação de eventos acadêmicos e artísticos, como a Semana Universitária, Encontro de Flautistas, Semana da Música, Festival Internacional Violoncelos em Folia, dentre outros. É diretora da LUMAH, uma empresa de edição de livros e produções culturais. Atua nos grupos musicais Syntagma, Sopro Doppio, Trio Cantares e Flautas em Si.

Harley Oliveira

Estudante do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Cariri em Juazeiro do Norte/CE e da Vila da Música – SOLIBEL, Crato/CE. Participante das Orquestras de ambas, além de professor de música.

Ernesto Gadelha

Ernesto Gadelha atuou como bailarino profissional no Brasil, Holanda e Alemanha. É diplomado em Pedagogia da Dança pelo Instituto de Danças Cênicas de Colônia, graduado em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal do Ceará, pós-graduado em Dança Contemporânea pela Folkwang Hochschule (Essen – Alemanha) e mestrando no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Atua como professor de dança há mais de 25 anos, tendo ministrado aulas em diferentes países, para universidades, companhias, teatros, estúdios e projetos de dança. Paralelamente à sua carreira como docente, atua como pesquisador, gestor, artista e curador na área de dança. Atualmente coordena a Coordenadoria de Conhecimento e Formação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, onde, como servidor, exerce também a função de analista de cultura/dança.

 

Data

jul 29 2021
Expired!

Tempo

17:00 - 19:00

Local Time

  • Timezone: America/New_York
  • Date: jul 29 2021
  • Time: 16:00 - 18:00
Categoria

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support