MESA “Bandas em Formação – Toda Banda de Música é uma Escola”, com Inez Martins (UECE), Robson Almeida (UFCA), Marco Toledo (UFC-Sobral) e Leandro Serafim (UFC-Fortaleza) e mediação de Arley França (Sinfonia.Br)

Inez Martins

É graduada em piano pela Universidade Estadual do Ceará, Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo, Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutora em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Estudou viola durante 4 anos no Conservatório de Tatuí onde integrou a Orquestra Sinfônica Jovem, trabalhando também como regente das orquestras infantis e infanto-juvenis. Estudou regência no Brasil com renomados maestros, a citar Orlando Leite, Pedro Ferreira, Eleazar de Carvalho, Dante Anzolini, Roberto Duarte e Dario Sotelo. Nos Estados Unidos, estudou regência na Universidade do Texas com os maestros Jerry Junkin, Larry Livingston, Richard Floyd e, na Flórida, com os maestros Thomas Lee, Roby George, Angela Woo, Craig Kirchhoff. Em 2014 foi convidada pelo maestro Dario Sotelo para ser a maestrina assistente na III Semana de Composição para Bandas em Tatuí regendo, em primeira audição mundial, composições para esta formação. Como maestrina convidada Inez Martins regeu a Orquestra Sinfônica da UECE, a Orquestra de Câmara “Eleazar de Carvalho” (CE), Orquestra Sinfônica Jovem de Tatuí (SP), Banda Sinfônica de Tatuí (SP) e Banda José Siqueira (PB). Fundou e regeu a Orquestra de Sopros da UECE (2006-2012), Orquestra do Núcleo Extensão da UECE (2005-2006) e a Orquestra Experimental de Cordas (2004-2005). Em 2019 reativou o Coral da UECE sendo sua atual regente titular. É professora efetiva da Universidade Estadual do Ceará desde 2004, sendo a atual coordenadora do seu Curso de Música. Pela terceira vez foi eleita como membro do Conselho de Pesquisa e Ensino (CEPE) de sua universidade para o mandato 2020-2022. Em 2021, passou a integrar o Programa de Pós-graduação História, Cultura e Espacialidades da UECE. É líder/membro do grupo de pesquisa sobre Investigação em Regência e Interpretação Musical (IRIM-CNPQ), membro do grupo de pesquisa sobre Patrimônio Musical no Brasil, coordenado pelo professor Fernando Lacerda da Universidade Federal do Pará (PATRIMUSI-CNPQ). Como pesquisadora, estuda o tema das bandas de música civis e militares em seus contextos históricos, sociais, educacionais e culturais. É sócia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM).

Robson Almeida

Doutorado (2014) e Mestrado (2010) em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC, com pesquisa sobre aprendizagem dos instrumentos de sopros e bandas de músicas. Especialização em Arte e Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE (2007) e Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2005). Saxofonista, arranjador, compositor e professor do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Atuou com regente da Kariri Jazz Band da UFCA (2017) e da Big Band do Conservatório de Música da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN (2007-2009), onde foi professor de Harmonia, Teoria Musical e Solfejo (1999-2009). Em 2003 ganhou o prêmio Alberto Nepomuceno de Regência de Banda e em 2007 o mesmo Prêmio na área de Composição para banda de música. Fundou e regeu a Banda de Música de Icapuí (CE) e a Banda de Música de Beberibe (CE). Publicou os livros Educação Musical e Práticas Instrumentais e Artes do Fazer: Música e extensão universitária da UFC. Ja realizou mais de 100 arranjos e composições para Banda de Música e para grupos de câmara. Atualmente na UFCA, é líder do Grupo de Pesquisa NEMus – Núcleo de Estudos em Educação Musical, integrante e diretor artístico do quinteto de saxofones Kariri Sax, desenvolve pesquisas sobre Aprendizagem Musical Compartilhada, metodologia de ensino de instrumentos musicais, ensino de música no ensino superior e sobre o perfil profissional de músicos. 

Marco Toledo

Marco Toledo é professor da Universidade Federal do Ceará (Brasil) desde 2011 atuando no Curso de Música – Licenciatura do Campus de Sobral. O seu foco principal reside nas práticas instrumentais que abrangem os instrumentos de sopro. É o coordenador do projeto de Cultura Artística e Extensão “Capacitação de Mestres de Banda” e maestro da banda de música do Campus de Sobral “Banda do Norte”. Foi por mais de 10 anos clarinetista da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais no Rio de Janeiro. Realizou diversos cursos de regência, com ênfase para o Estágio Avançado de Aperfeiçoamento para regentes de orquestra e coral na França em 2020, Regência de Banda com o Prof. Arnaldo Costa (Portugal) e Regência Orquestral com Dr. Angel Perez Garrido (Espanha). Foi regente convidado do Festival Internacional de Trompetes do Volga (Rússia) e do Festival Internacional de Orquestras de Jovens Eurochestries (Canadá). Doutor em Música pela Universidade de Toulouse (França) e pela Universidade Federal da Bahia, realizou Pós-Doutorado na Universidade de Paris-Sorbonne (França). Desde 2003 realiza pesquisas sobre a educação musical das bandas de música.

Leandro Serafim

Maestro, trompetista e professor, nascido em Gramado-RS, técnico em música com habilitação em trompete pela EST (São Leopoldo), licenciado em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em educação musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em educação, no eixo de música, pela Universidade Federal do Ceará e em música na Université Laval, no Canadá. Tem por experiência profissional: a regência e o ensino de instrumentos de sopro e percussão em bandas escolares; a função de trompetista em diversas orquestras; o cargo de técnico de planejamento e controle de produção do curso de Licenciatura em Música da UFRGS em Modalidade a Distância; a regência da Orquestra Jovem de Gramado e da Orquestra Jovem de Novo Hamburgo; a Direção Artística da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo; a Coordenação Artística das sete primeiras edições do Gramado in Concert – Festival Internacional de Música, onde também atuou como regente da Banda Sinfônica do Festival; foi coordenador das quatro primeiras edições do Concurso de Composição Erudita e das três primeiras edições do Concurso Jovens Solistas do festival Gramado in Concert, participou como maestro da Orquestra Jovem Internacional e da International Brass Ensemble do Festival de Orquestras Jovens Eurochestries nas seguintes edições: Sobral/Brasil (2015 e 2019), Charente Maritime/França (2016), Qingdao/China (2017) e Québec/Canadá (2018). Atualmente é pesquisador do grupo Pesquisamus e professor de sopros – metais da Universidade Federal do Ceará, atuando também como regente da Orquestra Sinfônica e da Banda Sinfônica da UFC.

Arley França

Natural de Fortaleza, Ceará, o maestro Arley França fundou e reestruturou nos últimos 20 anos mais de 40 bandas e orquestras infantojuvenis no Ceará. Orientou-se em regência orquestral em cursos realizados na Inglaterra, Itália e Estados Unidos. Nos Estados Unidos atuou como professor convidado da Pittsburg State University, em Pittsburg, Kansas. Possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidad San Carlos, Mestrado em Música pela Universidade Federal da Paraíba, Licenciatura em Música pela Universidade Metropolitana de Santos e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Participou como professor de regência, de instrumento, de prática de conjunto em festivais como Festival Internacional de Música do Amapá, Festival Sinfonia.br, Festival Música na Ibiapaba e Painéis Funarte de Bandas de Música. Atuou como coordenador pedagógico no XIV e XV Festival Música da Ibiapaba.  Regente fundador da Orquestra de Sopros de Pindoretama, dirigiu concertos do grupo na Alemanha (2002, 2006 e 2014) e Noruega (2010). Atua também como coordenador do Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras – Sinfonia.br e como regente da Orquestra Contemporânea Brasileira.

Data

jul 27 2021
Expired!

Tempo

17:00 - 19:00

Local Time

  • Timezone: America/New_York
  • Date: jul 27 2021
  • Time: 16:00 - 18:00
Categoria

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support